segunda-feira, 20 de julho de 2009

Botox é utilizado no controle de doenças neurológicas.

Inicialmente utilizada no tratamento do estrabismo (desvio ocular), a toxina botulínica – mais conhecida como botox, sua denominação comercial – leva alívio também para os pacientes neurológicos que apresentam excesso de rigidez muscular nas diversas partes do corpo. No Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o uso da substância é responsável pelo alívio de 80 pacientes atendidos mensalmente no Ambulatório de Toxina Botulínica. Longe do efeito estético oferecido pelo botox, os pacientes atendidos no HC vão à procura do controle para doenças como espasmo facial, distonias e espasticidade, provocadas por contrações musculares exageradas.

No espasmo facial, a área afetada são os músculos da face; as distonias – que podem ser focais ou generalizadas - provocam movimentos repetitivos ou posturas anormais, podendo afetar cabeça, pescoço, tronco e membros; já a espasticidade é causada por sequelas de outras doenças como do Acidente Vascular Cerebral (AVC). “A espasticidade ocorre quando os músculos recebem sinais que os fazem contrair, quando deveriam relaxar. Por exemplo, limitação dos movimentos dos joelhos e andar na ponta dos pés”, explica o neurologista e coordenador do ambulatório, Márcio Andrade.

Um exemplo de distonia focal, segundo ele, é o blefaroespasmo, representado pelo fechamento excessivo dos olhos. “Tem pessoas que desenvolvem um fechamento excessivo dos olhos levando a uma cegueira funcional. Então, infiltramos toxina nos músculos responsáveis pelo fechamento dos olhos para que haja um relaxamento muscular”, completa.

A toxina botulínica se apresenta em forma de frasco ampola e o seu efeito dura cerca de quatro meses e meio, sendo necessária uma nova infiltração. No HC, são infiltradas cerca de três ampolas por sessão em cada paciente e o procedimento é realizado por um médico treinado. O medicamento custa de R$ 400.00 a R$ 900,00 e é distribuído pela Secretaria Estadual de Saúde.

Mais informações
Ambulatório de Toxina Botulínica
(81) 2126.3664

Fonte - Ascom UFPE

2 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-los pela rara iniciativa em divulgar o uso terapêutico da toxina botulínica.
    Sou neurologista, especializado em bloqueio neuromuscular, e sempre me senti incomodado com a enorme divulgação do uso estético da TB em relação às suas mais diversas indicações terapêuticas.
    Diante desta constatação, recentemente iniciei um blog dedicado ao tema, o qual está à disposição para críticas, discussões de casos, links relacionados e a troca de experiências.
    Um forte abraço!
    Cristiano Milani - Ribeirão Preto/SP - Tel:(16)3623-6016.

    ResponderExcluir
  2. Foi preciso vir para São Paulo , o maior centro médico do país,para divulgar e se dedicar de corpo e alma a esta causa que afeta de 8 a 15 pessoas a cada 100.l000=pelo amor de tudo q é sagrado, tem gente ganhando dinheiro no mole, tive com bons Neuros, alías tido, pois tomei rme´dios q nada fizaeram de alteração,é lamentaval e se acham os bons,combram consultas exorbitantes, você simplesmente joga dinheiro fora, pois não é curado.Parabéns ao Dr.l Cristiano Milani, por sua inteira dedicação em tentar amenizar este mau,que atormenta em muito a vida dos que tem este Blefaro etc.ninguém acha e vai te indicando colirio e calmante,kkkkkQue Deus abençõe o Dr.Cuidado Dr. Cristiano, eles são capazes de te boicotar porque vai amenizar o sofrimento dos que tem a praga.Pois é uma forma ilicita de ganhar dinheiro, te lebvam no banho maria e você acredita que uma hora melhora.só posso divulgar oo nomes destes salafrários.Aderson de Barros Costa/São Paulo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails