quinta-feira, 23 de julho de 2009

30 de Julho é o Dia das Desculpas

Li no site "que dia é hoje", que o dia 30 de julho é o Dia das Desculpas.

Eita, tarefinha complicada, pois expõe parte de nós que nos constrange, entristece, chateia. Expõe a nossa parte que falhou. E mais: que reconhecemos essa falha.

É difícil pedir desculpas. Nossa! Muuuuuuuuuito difícil.

Usamos a desculpa que não tivemos a intenção (o inferno estará a nossa espera, ainda que já esteja cheio, rs), que falhamos em razão da atitude uma outra pessoa (tentativa de terceirizar a culpa, rs), entre outros argumentos que adotamos para minimizar o peso que sentimos ao errar.

"Pedir desculpas não diminui uma pessoa, e não é necessariamente admissão de culpa. Pedir desculpas não arranca nenhum pedaço, e expressa com sinceridade o teu desejo de melhor servir em uma próxima oportunidade. Ao pedir desculpas pergunte o que você poderia fazer para corrigir o erro. Desta forma ele vai perceber que você realmente se importa".

Pedir desculpas é um ato de coragem e de despojamento.

Pois vamos às desculpas, que faz bem para os dois lados da relação.

2 comentários:

  1. Ai, eu fiquei pesquisando sobre como pedir desculpas e por acaso achei o seu post. Eu andei fazendo burradas, incoscientemente, e não sei que meio usar para pedir desculpas. Alem do que é para a minha sogra. Eu to confusa, envergonhada, queria saber por onde começar, sinceramente, eu to arrependida. Mas como vou conseguir me expressar, é isso que me incomoda. :/

    ResponderExcluir
  2. O primeiro passo já foi dado, querida. É se arrepender e desejar voltar atrás, do fundo do coração. Passada essa etapa, ainda que você não verbalize (o que seria o ideal), em você, já estará curado.
    Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails