quinta-feira, 30 de abril de 2009

Nos caminhos de Iansã: cartografando a subjetividade de mulheres em situação de violência de gênero.

Nos caminhos de Iansã: cartografando a subjetividade de mulheres em situação de violência de gênero. Clicar aqui, para ter acesso a todo o texto deste artigo.
In the paths of Iansã: mapping the subjectivity of women who are victims of gender violence
Silvia Regina Ramão; Stela Nazareth Meneghel; Carmen Oliveira
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
RESUMO
Este artigo tem como objetivo cartografar a subjetividade de mulheres em situação de violência de gênero perpetrada pelo companheiro. As ferramentas para esta cartografia consistiram em uma intervenção, por meio de oficinas, onde foi utilizada a narrativa de histórias. Dez mulheres em situação de violência de gênero, atendidas na organização não governamental de mulheres negras Maria Mulher/Porto Alegre, participaram das oficinas. Foram utilizados recursos artísticos, como a confecção e pintura de máscaras, técnicas corporais e dramatizações. Este artigo focaliza três encontros: o primeiro, onde as mulheres contaram suas histórias; o segundo, onde escutaram histórias de orixás femininos; e o terceiro onde foi oportunizado espaço para uma ritualização. Observou-se que essas mulheres estão submetidas a múltiplas violências que paralisam os movimentos do desejo fazendo com que permaneçam territorializadas nos papéis de mãe, esposa e cuidadora. Por outro lado, as oficinas possibilitaram a constituição de novos territórios e devires para além da violência.Palavras-chave: violência de gênero, empoderamento, subjetividade
Silvia Regina Ramão. Psicóloga, Mestranda em Saúde Coletiva. Endereço para correspondência PPG em Ciências da Saúde/Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Av. Unisinos, 950 - Bairro Cristo Rei - CEP 93022-000 - São Leopoldo - Rs - Brasil O e-mail da autora é:silviaramao@ig.com.br Stela Nazareth Meneghel.Professora orientadora e pesquisadora do PPG Ciências da Saúde/UNISINOS O e-mail da autora é:meneghel@bios.unisinos.br Carmen Oliveira.Professora co-orientadora e pesquisadora do PPG Ciências da Saúde/UNISINOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails