sexta-feira, 6 de março de 2009

Uma princesa com síndrome de down.



Real e especial: princesa Maria Christina


O Brasil tem a única família real do mundo a ter um integrante com a síndrome de Down.


O tataraneto de Dom Pedro II, o príncipe Dom João de Orleans e Bragança e sua mulher, Dona Stella, são pais de dois filhos, João Phillipe, de 16 anos, e Maria Christina, de 13, a Killy (apelido surgido de 'minha querida'), e que nasceu com a síndrome.

A família real brasileira é engajadíssima com o fotógrafo e surfista Dom Joãozinho, famoso por seus trabalhos de resgate histórico e interesse ambientalista, e Dona Stella, uma renomada arquiteta e ativa presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down ("São mais de 50 associações atualmente. Há três anos, éramos quatro").

Os Orleans e Bragança receberam a BBC Brasil em sua casa, no Rio, decorada por objetos como a mesa onde a princesa Isabel assinou a lei que aboliu a escravatura no país e, com muito entusiasmo, falaram de Maria Christina.

Maria Christina estuda numa escola regular e, junto com a mãe, mostrou álbuns de fotografias e falou do que gosta e do que não gosta. "O que me deixa feliz é jogar bola, brincar na piscina, bater papo, brincar com a minha babá, Daisy, ir para a praça...", diz a princesa.

"O que me dá dor de cabeça e me deixa cansada é que meu irmão, quando vai ao colégio, ele fica me acordando", reclama Maria Christina.


Por Laís Pimentel.




Descrição da imagem: Cetro e Coroa em dourado e vermelho, repousam sobre almofada. Fundo da foto em azul.

Um comentário:

  1. Há quase dez anos atrás tive o previlegio de conhecer princesa Stella em um congresso realizado no teatro pedro II em ribeirão preto-sp
    e até hoje conta sua historia de vida para minhas alunas...professoras...lembro bem quando falou que ganhou uma estrelinha do mar e que aprendeu a admirá-la e que buscou em várias escolas sua inclusão...Nossa hoje é um dia muito especial para mim descobri seu blog. Um abraço muito carinhoso e muita admiração

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails