quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ano após ano, o dinheiro do PIS não é sacado por falta de conhecimento do Programa.

Segundo notícia veiculada pelo G1, ontem, 4, mais de 700 mil trabalhadores ainda não sacaram o PIS, informa Caixa.

Para retirar o benefício neste ano de 2009, o trabalhador tem que acessá-lo até o dia 30 de junho.

O valor do benefício é de R$ 465 está disponível nas agências da Caixa e lotéricas, podendo ser sacado com o Cartão Cidadão. Quem não tem o cartão deve procurar as agências da Caixa.

Segundo o G1, há 724 mil trabalhadores com direito ao abono do PIS, no atual calendário, que ainda não retiraram o dinheiro. Os valores já pagos, segundo a Caixa, somam R$ 5,08 bilhões, e o total de beneficiários é superior a 12,5 milhões.

O total de benefícios ainda não retirados, segundo a instituição, representa 5,47% da quantidade de pessoas que têm direito ao benefício. Pela matéria, nas grandes capitais, o índice de benefícios aguardando serem sacados por seus titulares é melhor. Não somente por possuírem melhores salários (só saca o PIS quem recebe até dois salários mínimos), mas também em razão do grau de esclarecimento dos trabalhadores.

O dinheiro que não for retirado é encaminhado ao FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Tem direito a receber o PIS quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias do ano de 2007, recebendo no máximo dois salários mínimos mensais. A pessoa também precisa ter sido cadastrada no PIS pelo menos desde 2003.

O G1 alerta algo importante: para garantir o recebimento do abono é essencial que a empresa na qual o trabalhador atuou tenha informado corretamente seus dados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2007. Caso isso não tenha ocorrido, o trabalhador não pode ficar no prejuízo. Se a empresa não concordar em rever sua conduta amigavelmente, há sempre a via do ajuizamento de reclamação trabalhista, onde deve pleitear, contra a empresa, o recebimento de indenização pelo não recebimento do PIS, em razão de sua omissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails