sábado, 7 de abril de 2007

Notícias: OAB constata que assédio atinge mais mulher e negro.

O assédio moral nas relações de trabalho penaliza mais as mulheres e os negros, “o que revela uma cultura coronelista, que só vai acabar se houver punições rigorosas”. A constatação é do representante da OAB, Roberto Caldas, que participou do seminário sobre assédio moral promovido pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Caldas afirmou que muitos trabalhadores aceitam ser humilhados pelos chefes para evitar repreensões, o que termina provocando danos à saúde física e mental da vítima.


O que é assédio moral Considera-se assédio moral a exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho, sendo mais comum em relações de chefe com subordinado. Alguns exemplos de assédio moral contra um funcionário são:

- marcar tarefas com prazos impossíveis;
- criticar com persistência e subestimar esforços;
- passar alguém de uma área de responsabilidade para funções triviais;
- ignorar um servidor, só se dirigindo a ele por meio de terceiros.

No Brasil, o assédio moral está entre os principais tipos de violência no mercado de trabalho, atrás apenas da discriminação por deficiência física.

Saite para denúncias O saite www.assediomoral.org recebe depoimentos de trabalhadores e servidores públicos perseguidos em seus ambientes de trabalho.

Fonte: OAB Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails