sexta-feira, 2 de março de 2007

DIVIDINDO UMA CONQUISTA COM VOCÊS!

28.02.2007Servidora da PRT de Alagoas tem projeto aprovado pelo MPU.

Projeto de pesquisa da servidora Rita de Cássia Tenório Mendonça, da Procuradoria Regional do Trabalho da 19ª Região (PRT 19/AL), foi aprovado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), com financiamento de 9 mil e 800 reais. Com a pesquisa, a servidora pretende saber o que mudou, em Alagoas, a partir de 1999, após a atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) no tocante à contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A “Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho – o que mudou em Alagoas após os oito anos de atuação do Ministério Público do Trabalho (setores público e privado)” é o tema da pesquisa, que fará o mapeamento a partir das medidas efetivas de inserção, adotadas pela PRT. “Pretendemos promover um esboço histórico dos trabalhos de inclusão, bem como a assinalação dos avanços empreendidos nesta área, registrando-se o número de pessoas com deficiência efetivamente inseridas no mercado de trabalho, por meio da atuação do MPT”, ressaltou a servidora.

De acordo com Rita Mendonça, a pesquisa também pretende verificar o grau de superação de barreiras arquitetônicas e de comunicação nos ambientes de trabalho onde houve efetiva contratação de pessoas com deficiência. “Queremos constatar qual o setor econômico e os cargos que absorvem essa mão-de-obra, se houve capacitação e qualificação da mesma e promoções a postos de trabalho mais complexos, como cargos de direção e de chefia”, explicou.

Durante o desenvolvimento do projeto, será investigado se as recomendações feitas pela PRT surtiram o efeito esperado. “Nossa preocupação é saber se foi garantido o respeito à previsão de vagas para as pessoas com deficiência, observando-se a ordem das classificações e garantindo-se auxílios necessários no momento da inscrição, no acesso ao local das provas e a garantia de submissão, sem constrangimentos, à junta médica que avalia a existência e o grau das deficiências”, disse Rita Mendonça.

A pesquisa será desenvolvida durante este ano de 2007 e, com a conclusão dos trabalhos, o relatório final será submetido à Comissão de Avaliação da ESMPU para publicação.

Um comentário:

  1. Parabéns! Você merece. Com certeza, todo o Ministério Público e toda a sociedade serão beneficiados pela qualidade do teu trabalho. Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails