quinta-feira, 29 de abril de 2010

Alagoas enviará sua representação à Festa da Lavadeira, no Cabo de Santo Agostinho.

O Coletivo AfroCaeté estará presente na 24ª edição da Festa da Lavadeira, o maior festival de ritmos do nordeste brasileiro. A Festa da Lavadeira acontece todo 1º de maio desde 1987 na Praia do Paiva, no Município do Cabo de Santo Agostinho-PE. A convite da direção da Festa e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, o Coletivo AfroCaeté estará levando pelo terceiro ano consecutivo representantes de nossa cultura popular. Este ano o Chau do Pife e o Bumba Meu Boi Excalibur, do Jacintinho, estarão representando Alagoas.

Além de organizar a caravana com os grupos artísticos que representarão Alagoas, o AfroCaeté está organizando uma excursão para os alagoanos que desejam conhecer a Festa. Para a edição de 2010, estão previstos 80 grupos culturais de Pernambuco e outros estados da Região Nordeste. A festa, que começa às 9h, é uma oportunidade única para quem quer conferir de perto as tradições populares, pois se trata do maior evento do gênero do País. O evento já conquistou prêmios pelo Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e faz parte do calendário turístico cultural do estado de Pernambuco.

A festa, que deverá reunir 100 mil pessoas, acontece em uma área de 40 mil m² e conta com uma estrutura de quatro palcos, onde os grupos se revezam. No chão, cortejos de grupos religiosos e a participação popular em uma das mais democráticas das festas nordestinas (confira a programação em anexo...).

Participe da excursão:
Saída: 6h - Pça Sinimbu
Retorno: 19h
R$ 45 (ida e volta)
Informações e reservas:
(82) 8808-9693 (Eudson) / 88682817 (Wanessa) / 88086648 (Talita)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Projetos podem contribuir no combate à informalidade na profissão do empregado doméstico.




O Instituto Doméstica Legal lançou no Senado Federal nesta terça-feira (27) a campanha "Cinco Milhões de Domésticas Legais em 2010". O objetivo é pressionar a Câmara dos Deputados a aprovar seis projetos de lei já aprovados pelo Senado que, no entender da entidade, contribuirão para a formalização da categoria dos empregados domésticos. Confira o teor desses projetos:

PLS 159/09 - Da senadora Serys Shlessarenko (PT-MT), estabelece que a multa pela falta de anotação da data de admissão e da remuneração do empregado doméstico poderá ser revista se o tempo de serviço for reconhecido pelo empregador.

PLS 160/09 - Da senadora Serys, determina que diarista é todo trabalhador que presta serviço no máximo duas vezes por semana ao mesmo empregador.

PLS 161/09 - Também de Serys, reduz o recolhimento do Imposto Nacional sobre Seguridade Social (INSS) do empregado doméstico pelo empregador, de 12% para 6%, e do empregado, de 8% para 6%.

PLS 175/06 - Do ex-senador Rodolpho Tourinho (DEM-BA), dispensa o empregador doméstico do pagamento da multa por rescisão de contrato de trabalhador inscrito no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

PLS 447/09 - Do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), concede anistia das contribuições devidas pelo empregador doméstico e não recolhidas à Seguridade Social, desde que formalizada a situação do empregado e quitados os débitos relativos aos 12 meses anteriores.

PLS 194/09 - Do senador César Borges (PR-BA), permite desconto no Imposto de Renda da Pessoa Física do empregador de despesas com Plano de Saúde do Empregado.

Entre os projetos que formalizam a profissão de doméstica ou estimulam essa formalização estão o PLS 159/09, o PLS 160/09 e o PLS 161/09 (os três de autoria de Serys), o PLS 175/06, do então senador Rodolpho Tourinho, e o PLS 447/09, do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Essas propostas já foram aprovadas no Senado e atualmente aguardam votação na Câmara.

Outro projeto que trata do assunto é o PLS 194/09, do senador César Borges (PR-BA), que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).

Fonte: Agência Senado

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Doe Palavras!

"O Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte, que cuida de doentes com câncer lançou um projeto sensacional que se chama “DOE PALAVRAS”. Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho.

Você acessa o site http://www.doepalavras.com.br/ , escreve uma mensagem e sua frase aparece no telão para os pacientes que estão fazendo o tratamento. Na hora que eles estão lá e, enquanto fazem quimioterapia, podem ler o que escrevemos para eles.

Fonte: Agência Inclusive, divulgando projeto do Hospital Mário Penna (Publicado em segunda-feira, abril 26th, 2010 - 16:00 e classificado em + NOTÍCIAS, Comunidades, DIREITOS HUMANOS, Saúde. Você pode acompanhar os comentários sobre esta publicação agregando este RSS 2.0 feed)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O perigo de acreditar em histórias únicas

"As nossas vidas, as nossas culturas, são compostas por muitas histórias sobrepostas.
A romancista nigeriana Chimamanda Adichie conta a história de como descobriu a sua voz cultural - e adverte que se ouvirmos apenas uma história sobre outra pessoa ou país, arriscamos um desentendimento crítico."
Clique aqui para assistir ao vídeo.
Fonte: www.ted.com


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Palestra sobre JIN SHIN JYUTSU® - Como alternativa terapêutica na vida moderna

Arte milenar japonesa relembrada para humanidade pelo mestre JIRO MURAI, trabalha a energia vital nos três níveis, físico, mental e emocional, regenerando-a com de toques suaves através dos caminhos energéticos formados por conexões entre 26 áreas localizadas em cada lado do corpo.

A prática do JIN SHIN JYUTSU fortalece o sistema imunológico e promove bem estar, qualidade de vida e alívio nas diferentes situações desarmônicas, que a vida moderna impõe ao Ser humano, desencadeando na materialização de rótulos mais ou menos assustadores como: câncer, doenças cardíacas, síndrome do pânico, stress, resfriado ou uma simples indisposição.

Sobre a palestrante:

Lucia de Fátima Costa Pereira é “Practtioner” credenciada pela "Jin Shin Jyutsu Inc. of Scotsdalle, Arizona E.U.A." Engenheira Civil, formada pela Universidade Católica de Pernambuco. Em 1978 com especialização em Saúde Pública pela Fio Cruz – RJ.
Local: Auditório do Museu Théo Brandão
Dia: 12 de maio as 19hs.
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Maiores informações: 9331 6649 / 8878 1465

Fonte: email do Turismólogo Ernani Viana.

Pontos estratégicos para vacinação contra a H1N1 em Maceió

Locais para a 3ª etapa da Campanha de Imunização da Influenza A H1N1, para a população de 20 a 29 anos, que ocorrerá de 05 a 23 de abril. Gestantes, doentes crônicos e crianças até 2 anos, incluídas na 2ª etapa também poderão se vacinar até o dia 23 de abril, período prorrogado pelo Ministério da Saúde (MS), devido ao feriado da Paixão de Cristo.

Com intuito de oferecer conforto e tranqüilidade para a população de Maceió, a SMS disponibilizará todas (67) Unidades de Saúde de Maceió, além de alguns pontos estratégicos para a vacinação a partir desta segunda-feira (05).

Confira os pontos estratégicos:

· Hiper Bompreço Jatiúca;

· GBarbosa Praia;

· Hiper Bompreço Gruta;

· Bompreço Farol;

· GBarbosa Serraria;

· Shopping Pátio Maceió;

· Carajás construções;

· Droga C (Bomba do Gonzaga);

· Cerest (Principal do Conjunto Santo Eduardo);

· Cesta de Alimento (Tabuleiro) e;

· Supermercado Todo Dia (Clima Bom).

A SMS orienta para que a população procure uma unidade mais próxima à sua residência das 8h às 17h.

A SMS informa ainda que a vacinação H1N1 terá continuidade no II Centro (Praça da Maravilha), mesmo com a reforma do prédio. Vale salientar que os demais serviços não serão realizados no local.

Fonte: Ascom da SMS.


segunda-feira, 19 de abril de 2010

24ª Festa da Lavadeira, em Pernambuco. Vale muito a pena!

24ª Festa da Lavadeira
1° de maio - Praia do Paiva (PE)
A maior desta da cultural popular do nordeste!
Excursão de Maceió
Saída: 6h - Pça Sinimbú
Retorno: 19h
R$ 45 (ida e volta)
Reserve já a sua vaga!
Informações e reesrvas: (82) 8808-9693 / 9920-2007

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sancionada a lei que cria o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher

Foi divulgado pela Agência Brasil que foi publicado noDiário OFicial da União do dia 13 de abril que criado o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher, centralizando em um único documento as informações sobre a condição feminina no Brasil.

"O relatório será apresentado anualmente, com um diagnóstico do universo feminino sob o ponto de vista da saúde, do trabalho, da educação e da condição econômica. E as políticas públicas serão traçadas a partir dessas informações.

Os dados terão de ser detalhados, contendo, por exemplo, a incidência de gravidez e de doenças na adolescência, a proporção de mulheres chefes de domicílio, a participação feminina na população e no mercado de trabalho formal e informal, o nível de renda, a incidência de violência, a expectativa de vida e os índices de mortalidade e escolaridade".

O projeto de lei teve como autora a deputada Luíza Erundina (PSB-SP)., que disse que "os dados que devem servir de base para o traçado de políticas públicas são dispersos. Cada ministério os tem isoladamente, ou não. Essa medida obriga o Poder Executivo a reunir essas dados, além de permitir que a sociedade acompanhe e fiscalize com mais eficácia as ações voltadas para as mulheres".

Agora, informações sobre gênero devem ser inseridas nas pesquisas e relatórios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), od Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Presidência da República e de diversos ministérios.

Para ter aceso ao texto integral da lei, clique aqui.

Balneabilidade das praias alagoanas. Como fica o nosso banho de mar, este fim de semana.

Foi divulgado pelo Alagoas 24h que segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), em estudo divulgado nesta quinta, 15, segundo os dados coletados no dia 13 de abril, 18 trechos de dez praias alagoanas estão impróprios para banho, sendo que 12 deles na capital Alagoana.

"O Programa de Balneabilidade das Praias é estruturado nas especificações da Resolução do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente - nº 274/00, que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário.

Segundo os critérios estabelecidos por essa Resolução, as praias são classificadas em quatro categorias diferenciadas: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria, de acordo com as densidades de coliformes fecais, resultantes de análises feitas em cinco amostragens consecutivas. As categorias excelente, muito boa e satisfatória podem ser agrupadas numa única classificação denominada própria".

São os seguintes, os trechos que devem ser evitados pelos banhistas:

Praia do Pontal da Barra - Av. Assis Chateaubriand;

Praia do Pontal da Barra - Av. Assis Chateaubriand, ao sul do emissário da BRASKEM;

Praia do Pontal da Barra - Av. Assis Chateaubriand, ao sul do emissário da CASAL;

Praia do Pontal da Barra - Av. Assis Chateaubriand, ao norte do emissário da CASAL;

Praia da Avenida - Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Dias Cabral;

Praia da Avenida - Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia;

Praia de Ponta Verde - Av. Silvio Carlos Viana, interseção com a Rua Profª. Higia Vasconcelos;

Praia de Jatiúca – Av. Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Emp. Carlos da Silva Nogueira;

Praia de Barra de Santo Antônio - Entrada Loteamento Tabuba;

Praia de Maré Mansa - Barra de Santo Antônio;

Praia de Barra de Camaragibe - no começo da Rua Beira Mar;

Rio Tatuamunha – Projeto Peixe-Boi, Santuário;

Praia de Japaratinga - em frente a Av. principal;

Praia de Japaratinga, - em frente à Rua Amaro Calaça Wanderley;

Praia de Maragogi - em frente à Foz do Rio Salgado;

Praia de Maragogi - Foz do Rio Maragogi;

Praia de Maragogi - em frente à Foz do Rio Persinunga.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

1ª Oficina 2010 de ingresso no Maracatu Baque Alagoano

O Maracatu Baque Alagoano estará realizando nos próximos dias 10 e 11 de abril, no museu Théo Brandão a "Oficina de Maracatu Baque Alagoano - Primeiro semestre 2010".

A oficina é voltada para pessoas que têm a vontade de aprender o Maracatu, tendo contato com a diversidade de instrumentos como: Alfaia, agogô, gonguê, caixa (ou tarol) e xequerê (ou agbê), e/ou, ingressar no Maracatu Baque Alagoano.

As vagas são limitadas.

Horário: 8h às 12h - 14h às 18h
Local: Museu Théo Brandão
Preço: R$ 20,00 + 1kg de alimento
Informações: (82) 9997-4515 / 8844-1340 / 9326-0669
Related Posts with Thumbnails