terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Chamada para submissão de trabalhos ao Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente


O 2º Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação está recebendo trabalhos até 28 de fevereiro para o evento, que será realizado de 1º a 3 de novembro, em Porto-Portugal. O evento é promovido a cada dois anos pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCeup), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado).


A primeira edição do evento foi realizada em 2011, com sede em Maceió. Para o próximo encontro, na cidade de Porto, o tema central é “Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança”. A escolha foi motivada pela necessidade de discutir alternativas ao atual cenário do trabalho docente, com a proposta de novas articulações entre práticas, processos e produtos de investigação, além de políticas educacionais e de carreira, para todos os níveis de educação e ensino.

Entre os objetivos, a organização do evento pretende divulgar e compartilhar pesquisas educacionais na área; formar e consolidar redes de mobilidade, intercâmbio e cooperação acadêmica nacional e internacional entre programas de pós-graduação em Educação; mobilizar docentes, investigadores e orientadores e estudantes de pós-graduação dos grupos das instituições envolvidas, para a ampliação da formação de mestres e doutores no Brasil e em Portugal; e estreitar parcerias que permitam o desenvolvimento e aprimoramento teórico e metodológico dos grupos de pesquisa, fomentando o conhecimento e a divulgação sobre a problemática do trabalho docente.

Fonte: Site da Ufal

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Oficina de Frevo, para quem está em Maceió

Inscrições aberta para a Oficina de Frevo e danças populares, que será realizada entre os dias 29 e 31 de janeiro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de janeiro, no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, onde também será realizada a oficina.

Mais informações pelos telefones  82.3221-2977/2651.

Fonte: twipic do Museu.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Matrículas abertas para cursos de línguas estrangeiras na Casa de Cultura Latino-Americana em Alagoas

A Casa de Cultura Latino-Americana (CCLA) está com matrículas abertas até o dia 31 de janeiro. Este semestre, a instituição está ofertando os cursos de espanhol, italiano, grego e latim.

As matrículas estão sendo realizadas na CCLA, situada no Espaço Cultural, de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h às 19h. Os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Aqueles que já possuem iniciação em espanhol e italiano podem realizar o teste de nível até o dia 30 de janeiro, das 15h30 às 17h.

Fonte: Gazetaweb

Antes do final de semana começar, vamos cuidar do nosso futuro?


O Senac Alagoas, por meio do Programa Senac de Gratuidade, oferece 478 vagas em cursos gratuitos distribuídos nas cidades de Colônia Leopoldina, Boca da Mata, Marechal Deodoro, Rio Largo, Teotônio Vilela e União dos Palmares; e nos bairros de Maceió, Barro Duro, Ipioca, e Tabuleiro dos Martins. O programa destina-se a pessoas de baixa renda - cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 2 salários mínimos federais.
As inscrições foram abertas na manhã da última quinta-feira (17.1) e seguem até o dia 31 de janeiro de 2013. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Senac Alagoas (www.al.senac.br), no qual pode baixar o edital a fim de entender melhor as normas direcionadas à participação no programa.
O resultado da primeira etapa do processo seletivo será divulgado no dia 18 de fevereiro de 2013 no site do Senac Alagoas. Mais informações: (82) 2122.7875 e 2122.7876 (horário comercial).
Confira os cursos disponibilizados em sua cidade ou bairro:
Marechal Deodoro: Auxiliar de Cozinha, Camareira em Meios de Hospedagem, Padeiro e Confeiteiro, e Monitor de Recreação.
Teotônio Vilela: Cabeleireiro Assistente e Depilador.
Rio Largo: Cabeleireiro Assistente e Depilador.
Boca da Mata: Operador de Computador.
União dos Palmares: Agente de Informações Turísticas e Camareira em Meios de Hospedagem.
Colônia Leopoldina: Cabeleireiro Assistente e Maquiador.
Tabuleiro dos Martins: Auxiliar de Cozinha, Camareira em Meios de Hospedagem, e Operador de Computador.
Barro Duro: Garçom Básico e Camareira em Meios de Hospedagem.
Ipioca: Operador de Computador.

Fonte: Ascom do Senac

Que o final de semana seja feliz e produtivo - Israel Iz Kamakawiwo

Mais uma vez, porque ele merece. Israel Iz Kamakawiwo

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Reunião em Arapiraca, para discutir o sistema de garantia de direitos e as políticas públicas para crianças e adolescentes


Tendo em vista o aumento do número de violações envolvendo crianças e adolescentes no município de Arapiraca, a Corregedoria – Geral do Tribunal de Justiça de Alagoas, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, convidam a sociedade local para uma reunião, no dia 24 de janeiro de 2013, às 9h, no Fórum Des. Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, localizado na Rua Samaritana, s/n, bairro de Santa Edwiges.

O objetivo da reunião será ouvir a sociedade e os atores envolvidos no Sistema de Garantia de Direitos responsáveis por políticas públicas destinadas à infância e adolescência da região. 

Deverão estar presentes o Juiz, o Promotor, o Defensor, a Prefeita, os Secretários Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Mulher e Cultura, a Presidente da Câmara de Vereadores, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Comandante do Policiamento, o Delegado Regional, as Entidades de Acolhimento, os Coordenadores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Crea) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras),  os Conselho Setoriais Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

1ª Mostra de Cinema sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas


Para quem estiver em Maceió, na próxima segunda-feira, 14, tem exibição do documentário "SER-TÃO Inocente: as crianças de Monte Santo, às 9h30min, no auditório do Museu da Imagem e do Som (Misa), que fica na Praça Dois Leões, localizada no bairro do Jaraguá.

O tema vem sendo reiteradamente abordado na novela da 20h, na Rede Globo.

É recomendável que se tenha informação não somente por meio da novela, mas por fontes respeitáveis que se dedicam ao estudo, à pesquisa e ao efetivo combate ao tráfico de pessoas.

Fica a dica.


Related Posts with Thumbnails