domingo, 31 de julho de 2011

Corpo de Bombeiros de Alagoas é sensibilizado para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Corpo de Bombeiros de Alagoas é sensibilizado para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - priorização em situações de emergência e catástrofes
Na última quinta, 28, o comandante do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Coronel Neitônio Freitas dos Santos, recebeu a visita da deputada federal Rosinha da Adefal.

O encontro  serviu para a discussão de projetos e assuntos diversos, tanto do interesse das pessoas com deficiência, quanto do interesse da corporação.

O principal assunto discutido foi a necessidade de que o Corpo de Bombeiros de Alagoas dê cumprimento art. 11 da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, tratado internacional da Organização das Nações Unidos (ONU), que hoje, no Brasil, tem força de Constituição, como se dela fizesse parte, nos termos do art. 5º, §3º, da CF/88.

As discussões, planejamentos e medidas preventivas  diante de situações de emergência e de catástrofes climáticas precisam levar em consideração o cumprimento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que dispõe sobre a necessidade de sua priorização.

A deputada explicou que "é preciso que se considere a necessidade de que tais planos e medidas disponham de previsão de resgate da pessoa com deficiência juntamente com suas ajudas técnicas e tecnologias assistivas, que caso abandonadas trarão prejuízos irreparáveis para a vida diária das pessoas com deficiência".

"Salvar um tetraplégico sem a sua cadeira de rodas, feita sob medida, é condená-lo ao confinamento, em uma cama, e diminuir consideravelmente sua expectativa de vida.  O mesmo se diz de uma pessoa com deficiência visual, quando privada do seu cão-guia, entre outras situações que constituem dano irreparável à autonomia da pessoa com deficiência.  E aqui não estamos falando de prejuízos patrimoniais, mas de redução de expectativa de vida", evidenciou a deputada.

Rosinha se informou sobre o conteúdo dos cursos de preparação da corporação, e se disponibilizou para realizar palestras sobre o tema e também para indicar nomes de especialistas renomados que possam trazerm informações técnicas sobre o tema.

O comandante considerou oportuna a atitude da deputada, uma vez que está se iniciando o Curso de Salvamentos Especiais, mais conhecido como “Águias”, e se comprometeu a repassar, de imediato, o conteúdo do documento entregue pela deputada aos responsáveis pela formação, que terão a responsabilidade de incluir essa ação na grade curricular.

O segundo assunto abordado foi "ações e projetos de paradesporto em Alagoas". 

A deputada  parabenizou um militar que integra a corporação, o Subtenente Marcelo Gualberto, que já desempenha ações na modalidade paraolímpica chamada “vôlei sentado”, e desempenha o Projeto “Alagoas Voleibol Paraolímpico”, cujos pilotos estão em vias de implantação nos municípios alagoanos de Maribondo, Joaquim Gomes, São Miguel dos Campos e Rio Largo, tendo como referência as associações de pessoas com deficiência física com sede nos referidos municípios (Adefimar, Adefijog, Adefismic e Adefril).

O interesse da deputada é ampliar o projeto, envolvendo mais municípios e outros integrantes da corporação.  O comandante Neitônio mostrou interesse em firmar parceria nessa ação social, informando que irá encaminhar o pedido da deputada, determinando prazo para a apresentação do projeto, já com as alterações necessárias para que ele deixe de ser uma iniciativa individual para passar a ser uma ação desenvolvida em nome do Corpo de Bombeiros de Alagoas.

Rosinha da Adefal salientou outras iniciativas da corporação, que incluem a pessoa com deficiência, por meio de projetos como a "Corrida do Fogo" e o "Desafio 24 Horas", este último, tendo a própria deputada como competidora na modalidade natação, esporte no qual se destacou em índices nacionalmente reconhecidos.

Na ocasião, também foi discutida a PEC 300 e os pedidos de anistia dos militares.

O comandante apresentou projeto da corporação, com propostas de melhoria de suas coordenadorias municipais, que preparam homens e o  próprio município para tomar as primeiras decisões no momento de alguma catástrofe, reduzindo assim os estragos causados pelos acidentes naturais.

"O município já conhece os seus habitantes, sabe as zonas de risco e quem necessita de um salvamento diferenciado, como é o caso das pessoas com deficiências, o que vai ajudar na hora de iniciar qualquer atividade de resgate", disse o comandante Neitônio.

Por fim, foi solicitado pelo comandante o empenho da deputada para a construção de uma creche voltada ao pessoal da corporação, bem como à própria comunidade circunvizinha.  A deputada solicitou a elaboração de um projeto, para que o pedido lhe seja encaminhado formalmente, para análise.

Fonte: Assessoria do Gabinete da Deputada Rosinha da Adefal.

sábado, 30 de julho de 2011

21 anos de Inovação em Tecnologias Assistivas

Quer colaborar com a nova versão do mapa de Alagoas?

Uma nova versão do mapa de Alagoas acabou de ficar pronta. O trabalho está bem completo, mas para que ele fique perfeito é preciso a colaboração de todos. Você pode dizer o que falta no mapa, qual a informação relevante que gostaria de ver ou até mesmo imprecisões detectadas. O mapa de Alagoas é todo seu: experimente!

É simples, você clica aqui e faz a visualização completa. Procura a região que você conhece e analisa se a gente esqueceu de algum detalhe, se esquecemos, poste um comentário informando o que pode ser acrescentado, clicando aqui.

Este é um trabalho da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado de Alagoas.

Previsão meteorológica indica chuvas em todo o estado

De acordo com a previsão do tempo divulgada nesta sexta-feira (29) pela Sala de Alerta, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), deve chover durante todo o fim de semana em Alagoas, variando apenas a intensidade dessas chuvas dependendo da região do estado.


No sábado (30), o tempo vai ficar nublado e com possibilidade de chuva, que pode ter intensidade de fraca a moderada nas regiões do Litoral, do Baixo São Francisco e da Zona da Mata. No Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco, tempo parcialmente nublado com chuvas passageiras. As temperaturas mínimas variarão de 18ºC a 22ºC e as máximas de 27ºC a 29ºC.


O tempo não mudará muito no domingo (31). A única mudança acontecerá no Agreste, onde as chuvas se intensificarão. Temperaturas mínimas entre 18ºC e 21ºC e máximas entre 27º e 29ºC.

Além das chuvas, os ventos também se intensificarão no fim de semana. Suas intensidades variam de fracas a moderadas. Não foi detectado aumento significativo nos níveis dos rios, mas a Sala de Alerta continua fazendo a monitoração. Qualquer alerta será divulgado no site da Semarh (http://www.semarh.al.gov.br/) e no twitter da secretaria (@semarh_al).

Fonte: site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas

Agora, os planos de saúde tem obrigação de realizar cirurgias de implante coclear (o ouvido biônico)

O "implante coclear" foi incluído entre os procedimentos cobertos pelos planos de saúde, conforme resolução publicada nesta sexta-feira, 29 de julho, no Diário Oficial da União. A cirurgia consiste na colocação de um aparelho auditivo que substitui as próteses tradicionais para pessoas com diagnóstico de surdez total ou quase total.

A resolução é da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que inclui o implante no "Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde", lista que determina a cobertura assistencial mínima dos planos privados de assistência à saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.

De acordo com o Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas e da FMUSP, o aparelho de alta complexidade tecnológica, popularmente conhecido como "ouvido biônico", é composto de duas partes: uma interna e outra externa.

"O implante é que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro. É um aparelho muito sofisticado que foi uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. Já existe há alguns anos e hoje mais de 100.000 pessoas no mundo já o estão usando", informa o site do grupo.

Fonte: G1

Prêmio Maria Mariá de Imprensa de União dos Palmares

Os interessados em participar da votação  poderão acessar o  endereço http://premioimprensamariamaria.blogspot.com e escolher o site, impresso ou blog  da cidade que mais agradar. A votação pode ser em todas as categorias.

Segundo os organizadores do evento, o Prêmio Imprensa Maria Mariá é destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica, os blogs e sites palmarinos mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público alagoano, palmarino, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo e categoria.

O objetivo do Prêmio “é promover, divulgar e patrocinar a iniciativa dos proprietários de blogs e sites programas de radio e informativos impressos que interagem socialmente pela rede internet ou não com finalidade de compartilhar seus conhecimentos, idéias, experiências e perspectivas, contribuindo solidariamente com o desenvolvimento social e cultural, histórico e turístico do município”, diz o regulamento.

O Comitê do Prêmio Imprensa Maria Mariá é responsável pelos critérios de execução, auditoria e premiação, bem como a indicação e nomeação do júri acadêmico responsável pela avaliação técnica dos sites e blogs concorrentes.

A premiação será a seguinte: o primeiro colocado receberá um selo, certificado e troféu; segundo e terceiro colocados receberão um certificado. A data da  divulgação e entrega da premiação serão divulgados pela internet no site do prêmio no endereço http://premioimprensamariamaria.blogspot.com.

MARIA MARIÁ
Maria Mariá de Castro Sarmento  nasceu na Usina Laginha, em União dos Palmares, em 16 de junho de 1917.  Foi professora, jornalista e escrevia discursos para os políticos locais. Irreverente, foi a primeira mulher à sua época na cidade a usar calças compridas. Ela morreu em sua residência.  Foi encontrada sem vida, no dia  28 de fevereiro de 1993, aos 76 anos.  Hoje sua casa é um pequeno museu, dada sua importância para a cidade

Pesquisa Nacional de Recepção da Audiodescrição

Quero convidá-los para participarem da Pesquisa Nacional de Recepção da
Audiodescrição, que está sendo organizada pela Organização Nacional de Cegos
do Brasil (ONCB). O objetivo é traçar o panorama inicial das cidades,
programas de TV e plataformas (TV aberta, a cabo e satélite) que os
espectadores estão recebendo a audiodescrição.

Para preencher o questionário basta clicar no link
http://twixar.com/cVeKeXL66Dg . O texto do Moisés Bauer, presidente da ONCB,
sobre a pesquisa pode ser lido no
http://comaudiodescricao.blogspot.com/2011/07/voce-ja-ouviu-audiodescricao-na-tv.html.

Agradecemos a participação e colaboração na divulgação da pesquisa!

Um grande abraço!
 
Flávia Oliveira Machado
Mestra em Televisão Digital com especialização em Audiodescrição¹
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP
flaviamachad@yahoo.com.br
(16) 9155.1705

I SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE ESPORTES ADAPTADOS DE ALAGOAS

De 20 a 22 de outubro de 2011

Modalidades: 
GOALBALL, BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS, VOLEIBOL SENTADO, BOCHA E PRIMEIROS SOCORROS.

Custos: R$ 50,00 (depósito bancário no ato da inscrição)

Dados para o depósito: 
Caixa Econômica Federal, ag. 2404, conta 8725-8, nominado à Bianca Santos da Costa

Após o depósito, contatar Bianca apresentando comprovante do depósito, documento de identificação e ficha de inscrição preenchida: biancaedf@hotmail.com

Para mais informações:

ProfªBianca Costa (82.88982799)
Profº Marcelo Gualberto (82.88150829)
Profº Walter Simões (82.96138318)
Profº Diego Calado (82.99807551)

22 trechos impróprios para banho em Alagoas, neste final de semana

O boletim de balneabilidade das praias alagoanas divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) nesta sexta-feira, 29, aponta para 22 trechos impróprios para banho.

Os técnicos do IMA analisaram 54 pontos nos trechos compreendidos entre Barra de São Miguel e Pontal do Peba. Os resultados das amostras colhidas nos locais constataram que 23 trechos apresentaram um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes por 100 ml de água. Com isso, foram considerados impróprios.

De acordo com a Resolução Conama n° 274, as praias são consideradas próprias para o banho quando 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1.000 NMP de Coliformes Termotolerantes por 100 ml da amostra de água.

Confira os trechos impróprios

Praia do Pontal da Barra/ Av. Assis Chateaubriand, ± 500m, norte do emissário da CASAL;
Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Dias Cabral;
Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia;
Praia de Pajuçara/Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua João Carneiro;
Praia de Pajuçara/Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua Júlio Plech Filho;
Praia de Ponta Verde/Av. Álvaro Otacílio, entre as Ruas General. Dr. João Saleiro Pitão e Dr Rubens Canuto;
Praia de Jatiúca/Av Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Emp. Carlos da Silva Nogueira;
Praia de Cruz das Almas/Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as Ruas Mascarenhas de Brito e Padre Luiz Américo Galvão;
Praia de Cruz das Almas/ Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as Ruas Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado;
Praia de Cruz das Almas/Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as Ruas Mauro Machado Costa e Sen. Ezequias da Rocha;
Praia de Jacarecica, em frente à Rua "A;
Praia do Mirante, em frente rua principal de acesso
Praia de Atalaia/Barra de São Miguel, em frente à Rua Principal;
Praia de Paripueira, Av. Beira Mar lado direito ± 250 m da rua principal de acesso;
Praia de Paripueira, Av. Beira Mar lado esquerdo ± 900 m da rua principal de acesso;
Praia de Porto de Pedras, em frente à Rua principal;
Praia de Japaratinga, em frente à Av. Principal;
Praia de Japaratinga, em frente à rua Amaro Calaça Wanderley;
Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado;
Praia de Maragogi, em frente à Escola Manoel M. Costa;
Praia de Maragogi, Foz do Rio Maragogi;
Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga

Obesidade: mal da sociedade moderna também atinge o Brasil, é o tema do Repórter Justiça

O Repórter Justiça desta semana mostra que a obesidade atinge cada vez mais brasileiros e que muitos estão recorrendo à cirurgia bariátrica para perder peso e recuperar a saúde.
Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o sobrepeso não discrimina sexo e nem idade. Entre crianças de  5 a 9 anos, o índice passa dos 30% e acima dos 20 anos o problema atinge 48% das mulheres e 50% dos homens.

O problema da obesidade ultrapassa a medida da estética. Os riscos para a saúde também pesam e aparecem aí as doenças relacionadas à gordura corporal, como, por exemplo, aumento da pressão arterial, diabetes tipo 2 e apneia do sono. O caminho mais curto para tentar solucionar o problema tem sido a cirurgia bariátrica. Desde 2003, quando foi criada uma política pública no país para portadores de obesidade, até 2010, o número de cirurgias cresceu 150%, segundo o IBGE.

Para equilibrar a balança, os especialistas recomendam aos pais que desde cedo ensinem as crianças a comer de forma saudável e incentivem a prática de exercício físico. Uma lição que também se aprende na escola. A rede pública de ensino do Distrito Federal, por exemplo, mantêm nutricionistas nas unidades de ensino para planejar o cardápio. A iniciativa segue determinação da Lei Federal nº 11.947/2009.

O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (domingo, às 16h; terça, às 13h30; quinta, às 18h; e sexta, às 4h30) e também no Youtube: www.youtube.com/reporterjustica.

Detalhes do processo que permitiu a utilização de células tronco em pesquisas é o tema do programa "Grandes Julgamentos do STF"


O programa Grandes Julgamentos do STF mostra nesta semana todos os detalhes do processo que declarou a constitucionalidade da lei de Biossegurança. Aprovada em 2005 pelo Congresso Nacional, a lei permitiu a utilização das células tronco embrionárias em pesquisas. O julgamento, que atraiu a atenção de toda a comunidade jurídica e cientifica, dividiu até os pesquisadores e mobilizou a opinião pública. Todos os olhos estavam voltados para a decisão do Supremo.


O programa traz cenas emocionantes. Mostra a ansiedade daqueles que dependiam de uma decisão favorável para terem esperança na melhoria da qualidade de vida. Imagens exclusivas do esforço de pessoas paraplégicas, tetraplégicas, com doenças degenerativas, gente que veio de longe para acompanhar a sessão em Brasília. As manifestações dentro e fora do plenário, dos grupos contra e a favor aos estudos. Uma oportunidade para rever parte dos votos dos 11 ministros do STF que participaram da sessão que entrou para a história do tribunal.


Entre os entrevistados do programa, a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), que ficou tetraplégica depois de sofrer uma lesão permanente medular num acidente de carro, em 1994. Mara acompanhou todas as etapas do julgamento no Supremo e explica porque pessoas como ela podem voltar a sonhar com um futuro melhor.


O programa ouviu também uma das maiores geneticistas do país, a coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo, Mayana Zatz. A pesquisadora esclarece o motivo pelo qual  a utilização das células embrionárias são tão promissoras e o que mudou na área cientifica depois da decisão do STF.


A responsável pela Comissão de Bioética da CNBB, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Lenise Garcia, contrária a realização dos estudos, defende no programa que as pesquisas não trazem certeza de cura. Pesquisadora do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília, ela fala sobre os aspectos éticos, do direito a vida, que segundo a CNBB, não teriam sido levados em conta pela decisão do Supremo.


O programa vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h, e será reprisado no sábado, às 6h30, e no domingo, às 17h.

Fonte: TV Justiça

"Programa Meio Ambiente por Inteiro", da TV Justiça, fala sobre encontro Rio + 20

Vinte anos se passaram desde a conferência ambiental Rio 92, considerada a mais importante realizada até hoje. Em 2012 o Rio de Janeiro vai sediar novamente um encontro organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Rio + 20.


Após duas décadas, espera-se que as decisões tomadas por lá sejam mais que um balanço da última edição do evento, que foi um marco na história socioambiental. Esperar grandes resoluções da conferência ainda é prematuro, segundo especialistas. Por outro lado, não são descartados acordos políticos que possam readequar os rumos das ações atreladas aos principais documentos originados à época, como a Agenda 21 e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.


Sobre o assunto, o programa conversou com Eduardo Viola, professor titular de Relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB), e Fernando Lyrio, chefe da assessoria de assuntos internacionais do Ministério do Meio Ambiente.


O programa vai ao ar neste sábado, às 19h, e será reapresentado no domingo, às 8h, na terça, às 18h, e na quarta, às 10h.


Fonte: TV Justiça

terça-feira, 26 de julho de 2011

Alagoas. Às vezes não dá para fazer cara de paisagem... (parte II)

Excelente  e oportuno artigo escrito pelo Pai da Bia:

Por vezes fui tomado por arrogante quando exigia dos alagoanos um posicionamento de mínima revolta, indignação e repúdio diante dos graves acontecimentos sociais e políticos aí ocorridos desde sempre, já que a reportagem recente somente dá notícias daquilo que virou rotina há tempos, mas sempre ouvi as mesmas justificativas, de que aí estavam junto à família e que o lugar é lindo. Justificavam assim a sua permanência, mas não a apatia diante dos fatos.

Fico pensando se é isso mesmo, o amor ao lugar, que deixa a população de classe média alta, que é quem determina os caminhos do Estado, apática e/ou conivente. A sociedade alagoana apregoa como o "objetivo de vida", o
target alagoano, o poder a qualquer custo. Não sou eu apenas quem digo isso, qualquer pessoa que seja de outro Estado e que tenha morado alguns anos por aí, percebe da mesma forma.

Este poder, mesmo escuso, é louvado por nove entre dez alagoanos, e não é incomum que pessoas que conhecemos se relacionem com os mantenedores desse estado de coisas absurdo, sem a menor vergonha, fazendo questão que saibamos que eles são amigos de fulano ou beltrano, pois ser aliado dos poderosos inspira poder. Além disso apenas estes serão capazes de usufruir dos benefícios que uma sociedade forçada a ser indolente e que possui uma infinidade de analfabetos sociais oferece. Parte significativa da população acredita que em todo lugar é assim, e é preciso que esta sociedade acredite nisso, pois a medida que se derem conta de que esse ambiente indígno pode ser mudado, os poderosos correrão sérios riscos. A doutrina do choque funciona bem em Alagoas. Todos sabemos disso. Não se espante que isso tudo seja planejado e que possua metas claras que acabam em números a mais em contas bancárias de uns poucos "iluminados" cidadãos alagoanos.


Os horrores são praticados pelos mesmos que passeiam pela orla de Maceió como autoridades, que possuem sectários, vou mais longe, possuem fãs. O modelo de sociedade dominante é copiado por muitos e passado por herança por outros tantos. Esse entendo ser o maior dano social, a distorção moral aí implantada.O poder nesse espaço nordestino é visto como em todo o seu restante, admirado e almejado, mas totalmente desregrado e com acentuado teor de ganância. Isso é alimentado para que existam sempre capangas para fazer (às vezes) o trabalho sujo com a promessa de tornarem-se "coronéis" um dia. Apesar de que nesse caso existem gradações, poderíamos caracterizar as classes de "coronéis" na sociedade alagoana, onde podemos ter um amigo do ex-Presidente Collor que se utiliza dessa influência para obter vantagens, da mesma forma temos um dono de Mercadinho na Grota do Arroz que é amigo de um cabo da polícia, e usufrui dessa influência para obter vantagens. Qual a diferença na atitude? No meu poto de vista, nenhuma. A diferença é o tipo de vantagem obtida, mas só não se configura na mesma por uma questão circunstancial. No meu entendimento, a distorção moral é a maior mazela local. Difícil de ser debelada.


Acredito que essa distância estabelecida conscientemente, entre ricos e pobres, que a sociedade capaitalista mundial criou com objetivos claros e bem definidos, tem sua melhor representação pela atual sociedade alagoana, que remonta aos tempos dos feitores, em que o controle estava todo baseado em hierarquia e medo. Esse modelo não é novo, mas possui seus
upgrades em tempos modernos. O caos e o medo são instrumentos de controle que esse modelo nunca abrirá mão deles.

Solução? Políticas públicas reais de inclusão social por meio de educação de base forte e da ampliação (se é que existe?) da presença do Estado nas áreas de vulnerabilidade social, não para reprimir e sim para acolher e dar oportunidades de mudança no contexto social dessa população, que ora usufrui desse estado degradante, por não ter opção, ora é vítima, também por não ter opção. A questão maior é quem da sociedade alagoana quer que isso seja implantado? Quem terá coragem de enfrentar os "poderosos"?

 
Quem são (ou serão) as pessoas que possuem consciência e firmeza de propósito suficientes para tornarem-se a fortaleza inexpugnável da mudança?

Em tempo.


Um conhecido deu de presente uma bicicleta ao filho de 15 anos, após longos meses de insistência do adolescente. No primeiro passeio, na primeira meia hora, ali próximo, na segunda quadra de seu luxuoso apartamento na Ponta Verde, ele foi assaltado. Por sorte lhe levaram apenas a bicicleta e o celular.


O lugar continua lindo... a pergunta é: pra quem?


Abraços

Profº. Valdemberg Magno do N. Pessoa
Coordenador da Área de Indústria
IFRN - Campus Natal Zona Norte

Alagoas... tem dias que não dá para fazer cara de paisagem...

Reportagem da TV Globo mostra Alagoas no tpo do ranking da violência no Brasil. Que vergonha!
Clique aqui

Respeitada Revista inglesa recomenda que Alagoas não seja rota para os turistas daquele país, em razão da violência e das péssimas condições de urbanização.
Clique aqui

Nos últimos dias, foi brutalmente assassinado ator que integrava o elenco do mais conhecido e premiado grupo de teatro de Alagoas, o Joana Gajuru.

Também neste final de semana, mulher que denunciou traficantes foi arrancada de sua casa, onde dormia com seu companheiro e filhos, e foi brutalmente assassinada no meio da rua. Bandidos arrancaram seus braços e cabeça, para expor em estacas, no conjunto Carminha. Já é a terceira ocorrência pela mesma razão e com o mesmo requinte de crueldade.   Nenhum de seus vizinhos, e nem mesmo seu companheiro, aceitam falar sobre o ocorrido e nem denunciar o crime, por medo de represálias.

Meninas com 9 anos de idade fazem sexo oral em clientes, na orla lagunar, e dão opções de pagamento: R$ 0,50 ou um pacote de biscoitos.

As roupas da acadêmica de fisioterapia que foi assassinada, essenciais para a elucidação do crime, foram queimadas por falta de condições de acondicionamento e realização dos necessários exames, dizem os profissionais do IML, que afirmam realizar perícia com as mesmas técnicas de 30 anos atrás, por falta de investimentos e pessoal.

Até onde vamos ter que chegar para considerar que não dá mais para suportar!!!???  Até onde, vamos achar que medida suficiente de segurança é nos trancar em casa e retirar os passeios pela praia de nosso roteiro de lazer?

Me desculpem a acidez com que lhes saúdo hoje.  

Mas tem dias que não dá para fazer cara de paisagem...

Globo mostra Alagoas no topo da lista dos estados com mais homicídios do...

Seminário de Reflexão e Avaliação dos 20 Anos da Lei de Cotas

Órgãos e entidades se reúnem para refletir e avaliar os 20 da Lei de Cotas e a inclusão no mercado de trabalho para pessoas com deficiência em Alagoas.
Numa parceria pela inclusão e pela Acessibilidade, firmada entre a Deputada Federal Rosinha da Adefal, Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD), com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região/AL, na pessoa de sua Presidenta, a Desembargadora Vanda Maria Ferreira Lustosa e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Alagoas (Senai/AL), na pessoa de seu Diretor Regional, Marben Montenegro Loureiro, entidades e órgãos alagoanos que prestaram relevantes serviços para a inclusão social da pessoa com deficiência se reunirão no Encontro Alagoano de Reflexão e Avaliação dos 20 Anos da Lei de Cotas.

O evento será realizado no dia 28 de julho (quinta-feira), das 9h às 12h, no Pleninho do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região/AL, localizado na Av. da Paz, 1994, Centro da Cidade de Maceió (próximo às Lojas Americanas da Praia).

Inspirados na iniciativa do Espaço da Cidadania, da cidade de Osasco (http://www.ecidadania.org.br), que realizou o Seminário “Lei de Cotas 20 anos: Chegamos ao fim, ou não?”, nesta última sexta-feira, 23, e também na atuação da Câmara Paulista de Estudos sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, a proposta é a de reflexão sobre o mercado de trabalho da pessoa com deficiência em Alagoas e da atuação da Rede de Inclusão que, de 1998 a 2005, realizou, com maestria, o manejo da Lei de Cotas e a inclusão exitosa da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho alagoano.

No evento, será feita a avaliação da atuação de cada órgão integrante do saudoso Núcleo de Combate às Desigualdades nas Oportunidades de Trabalho (NCDOT-AL), e também relembrada a atuação de pessoas físicas, voluntárias, que se agregaram espontaneamente ao grupo, por afinidade e interesse pelo tema, e que desenvolveram relevantes contribuições.

O objetivo central deste evento é a retomada dos trabalhos da Rede de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência em Alagoas, que se encontra desarticulada desde idos de 2009.

Na ocasião, tomará posse a Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região/AL, criada com o objetivo de promover a inclusão social e a Acessibilidade do Tribunal para pessoas com mobilidade reduzida.

No Brasil, segundo o IBGE (Censo de 2000), 14% da população tem alguma deficiência. Em Alagoas, este percentual é ainda maior, correspondendo a 16% da população.

Numa política de ação afirmativa, o direito da pessoa com deficiência ao trabalho se encontra previsto no art. 93 da Lei n.º 8.213/91, mais conhecida como Lei de Cotas, que estabelece que empresas com mais de 100 empregados devem reservar percentual de seus postos de trabalho para as pessoas com deficiência habitadas ou trabalhadores reabilitados.

O Direito ao Trabalho é um Direito Humano, previsto em nossa Constituição Federal, por meio do qual se tem acesso aos demais direitos humanos, tais como a saúde, a educação, a moradia, o lazer, a segurança, entre outros.  Num mundo capitalista como o nosso, sem trabalho, não se exerce plenamente a cidadania.

O evento conta com o apoio da Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (Onedef)  e da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD)

Haverá Intérpretes de Libras.

Fonte: Assessoria do Gabinete da Deputada Rosinha da Adefal.

Você conhece a Cinemateca Brasileira?

A Cinemateca Brasileira é a responsável pela preservação da produção audiovisual do país.

Cerca de 250 mil rolos de filmes entre longas, curtas, cinejornais e registros familiares e institucionais estão guardados no local.


São mais de 35 mil títulos que contam a história do cinema brasileiro.

A Cinemateca Brasileira tem, ainda, um acervo de livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. O Laboratório de Imagem e Som trabalha na recuperação de filmes deteriorados.

A Cinemateca Brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940, por estudantes do curso de filosofia da Universidade de São Paulo (USP).

O Clube foi fechado pela polícia no Estado Novo. Em 1946, foi inaugurado o segundo Clube de Cinema de São Paulo cujo o acervo de filmes constituiu a Filmoteca do Museu de Arte Moderna.

Em 1984, a Cinemateca foi incorporada ao Governo Federal.

A história da Cinemateca Brasileira foi o assunto do programa Espaço Documentário, da TV Justiça, exibido nesta segunda-feira (25). 

Quem perdeu, pode assistir as reprises, programadas para quarta-feira, 27, às 13h30; na sexta-feira, 29, às 12h30; e no sábado, 30, às 18h.

Fonte: TV Justiça

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Encontro Alagoano de Reflexão e Avaliação dos 20 Anos da Lei de Cotas para pessoas com deficiência


 CONVITE

 A Exma. Sra. Deputada Federal Rosinha da Adefal, Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região/AL, na pessoa de sua Presidenta, Exma. Sra. Desembargadora Vanda Maria Ferreira Lustosa e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Alagoas (Senai/AL), na pessoa de seu Diretor Regional, o Ilmo. Sr. Marben Montenegro Loureiro, convida para o Encontro Alagoano de Reflexão e Avaliação dos 20 Anos da Lei de Cotas e da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Alagoas, a ser realizado no dia 28 de julho, das 9h às 12h, no Pleninho do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região/AL, localizado na Av. da Paz, 1994, Centro da Cidade de Maceió (próximo às Lojas Americanas da Praia). 

Na ocasião, tomará posse a Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região/AL, criada com o objetivo de promover a inclusão social e a Acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida no TRT/AL.

Contamos com a sua presença.

Projeto Palavra Mínima trará 15 espetáculos até o final do ano para Maceió

Mais um espaço para a poesia e a música se encontrarem será lançado em Maceió. O Projeto Palavra Mínima, criado pela COMUSA e que tem o apoio do Projeto Papel no Varal e do Instituto Lumeeiro, trará 15 espetáculos ate o final de 2011, no Teatro Linda Mascarenhas (CEPA) 

Na estreia - nesta sexta, 29/7/2011, às 20h - a música de João Albrecht dialogará com a poesia de Ricardo Cabús. 

Além de composições suas, como "Mistérios", João Albrecht cantará algumas canções de compositores alagoanos e apresentará, em primeira mão, sua mais nova música, "Um beijo", em parceria com Ricardo Cabús. 

Ricardo dirá alguns de seus poemas e traduções de seus livros Cacos Inconexos (Instituto Lumeeiro, 2010) e Estações Partidas (Scortecci, 1994). Dentre elas, Funeral Blues de W.H.Auden, poema que fez parte do filme Quatro Casamentos e Um Funeral (1994).


Funeral Blues
W.H. Auden
Tradução: Ricardo Cabús

Parem todos os relógios, desliguem o telefone,
Evitem o latido do cachorro com um osso suculento,
Silenciem os pianos e com o rufar silencioso do tambor
Tragam o caixão, deixem vir o cortejo.

Deixem aviões circularem gemendo sobre nós
Rascunhando no céu a mensagem ‘Ele Está Morto’.
Coloquem laços de crepe nos pescoços brancos das pombas da praça,
Deixem o guarda de trânsito calçar luvas negras de algodão.

Ele era meu Norte, meu Sul, meu Leste e Oeste,
Minha semana de trabalho e meu domingo de descanso,
Meu meio-dia, minha meia-noite, minha fala, meu canto;
Eu pensava que o amor durava para sempre: estava errado.

Agora as estrelas não são mais necessárias: apaguem-nas;
Empacotem a lua e desmantelem o sol;
Esvaziem o oceano e varram a floresta.
Porque agora nada faz sentido.

Para ter acesso ao release, clique aqui.

Fonte: Email do Grupo de Discussão do Papel no Varal.

sábado, 23 de julho de 2011

Bate-papo com a surdo cega Maria Olindina « Programa Especial

Programa Qualifica Turismo vai capacitar pessoas gratuitamente

Uma parceria entre o Senac Alagoas e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) vai capacitar, gratuitamente, 160 pessoas por meio do Programa Qualifica Turismo. Entre os cursos ofertados, uma Pós-Graduação em Educação Ambiental, com 40 vagas, que podem ser disputadas por profissionais de nível superior de qualquer parte do Estado com experiência em docência.

”É a primeira vez que uma instituição que não é pública oferece uma especialização totalmente gratuita, garantindo oportunidades de qualificação a muitos professores que não têm acesso a uma Pós-Graduação”, afirma Vicente Barreto, gerente de Educação a Distância do Senac Alagoas.

Outros cursos que estão sendo ofertados são: Técnicas de Animação Turísticas (30 vagas), Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços (30 vagas), ambos para Maceió; e para a cidade de Penedo, os cursos de Qualidade no Atendimento ao Turista (30 vagas) e Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços (30 vagas). Os cursos ocorrerão na modalidade a distância com aulas presenciais.

As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (25), pela internet. Basta acessar o endereço eletrônico www.al.senac.br, e o banner IABS. Também no site os candidatos terão acesso ao edital com todas as informações. Em Penedo, as inscrições devem ser feitas no Sindilojas ( Rua São Francisco, nº 23, sala D, Centro Histórico).

Mais informações pelo telefone             (82) 3551-2610.
Em Maceió, os candidatos podem obter mais detalhes pelos telefones:             (82)2122-7801      e 0800-82-2005.

Fonte: email do Marcelo Melo, do Baque Alagoano;

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ONU Mulheres e Fenaj preparam jornalistas para cobertura de gênero, raça e etnia

Profissionais e estudantes de jornalismo a partir do sexto período podem participar gratuitamente do Curso de Gênero, Raça e Etnia, promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pela Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), que será realizado entre 8 de agosto e 1º de setembro em oito capitais brasileiras – Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

São 50 vagas por localidade e a inscrição é feita por meio do sindicato estadual. O curso será ministrado em dois dias, sempre das 18h às 22h. O programa está baseado em dois módulos e duas atividades pedagógicas: Gênero, Raça e Etnia em Sociedade; Jornalismo, Ética e Diversidade; Leitura Crítica da Mídia; e Experiências e Trajetórias Locais: Identificando Novas Fontes.

A iniciativa tem apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas para as Mulheres e é financiada pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Nações Unidas do Brasil

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência será referência para formação de gestores

A partir desta segunda-feira (18), a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência será obrigatória como referência bibliográfica para todos os cursos de educação à distância em direitos humanos, oferecidos pela Secretaria Nacional de Educação à Distância do Ministério da Justiça.
 
A inclusão da Convenção na grade curricular dos cursos, que atende anualmente cerca de 160 mil gestores em segurança pública de todo o País, é fruto de uma parceria iniciada entre a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e a Rede Nacional de Educação à Distância do Ministério da Justiça.

“Ainda há uma invisibilidade das pessoas com deficiência no Brasil. A inclusão da Convenção como referencia bibliográfica para a capacitação dos nossos gestores de segurança pública fará com que o tema seja conhecido e disseminada no Brasil”, afirmou a Diretora de Políticas Temáticas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana
Paula Crosara de Resende.

Dos 60 cursos à distância que são oferecidos pelo Ministério da Justiça, 15 terão que incluir a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência como referência bibliográfica. Entre eles, estão os cursos de Direitos Humanos, Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública, Segurança Pública sem Homofobia e Tráfico de Seres Humanos, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social


Brasil usa Twitter contra a dengue

“Minha mãe está com suspeita de dengue”, tuitou uma mulher no Rio de Janeiro. A 350 quilômetros de distância dali, em São Paulo, outra pessoa tuitava: “Acho que estou com dengue. Tomara que eu esteja errado!”.

Pequenas mensagens curtas como essas postadas no Twitter podem parecer ineficientes, a não ser para assustar as pessoas que te seguem. Mas, por incrível que pareça, elas podem ajudar o Brasil a controlar o vírus que mata centenas de pessoas todos os anos, o que provoca a dengue.


Tudo isso graças a um software criado por brasileiros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia. A equipe tem usado o programa para fazer a correlação entre a data e a localização das pessoas que tuitaram algo relacionado à doença e as estatísticas oficiais da dengue em cada região.


Essa não é a primeira vez que a mídia social foi usada para a vigilância de doenças: o Twitter foi usado em 2009 para acompanhar a pandemia de gripe suína na população, por exemplo. Mas o site nunca antes tinha sido utilizado para rastrear a dengue, com a análise das cidades e dos indivíduos afetados. É também a primeira tentativa de coletar dados pessoais de usuários que contam suas experiências com uma doença em 140 caracteres.


Os surtos de dengue acontecem todos os anos no Brasil, mas os focos afetados variam a cada temporada. Podem levar semanas para que todos os dados médicos sejam analisados de maneira geral, criando uma dor de cabeça para as autoridades de saúde. Com a análise via Twitter, essas respostas podem vir de maneira muito mais rápida.


O software tem um funcionamento simples: ele filtra todos os tweets que contém a palavra “dengue”, coletando informações do usuário, como a sua localização. O aumento do uso da internet no Brasil tem facilitado a eficiência desse aplicativo.


A equipe pretende analisar agora 181.845 tweets enviados entre dezembro de 2010 e abril de 2011 para compará-los com os dados oficiais do Ministério da Saúde. Termos como “dores nos ossos” e “dor no olho”, que são sintomas típicos de dengue, estão agora incluídos no software da equipe brasileira. A expectativa é a de que a cada ano seja maior o número de dados coletados – e mais eficaz a luta online contra a dengue.

Fonte: Hypersciense

O mundo ainda não vê as mulheres como líderes naturais

As mulheres que querem subir na hierarquia dentro da empresa em que trabalham ou anseiam alcançar um importante papel de liderança têm que enfrentar dois desafios: a sociedade ainda acredita que elas não são líderes naturais, e nem gosta que elas ajam assim.

Apesar dessas afirmações soarem um pouco estranhas em um momento em que o próprio Brasil tem uma mulher presidindo o país, Dilma Rousseff, e com o mundo tendo cada vez mais lideranças femininas, uma pesquisa americana sugere que o preconceito continua presente.

A meta-análise (integração de um grande número de estudos que abordam a mesma questão) mostra que os cargos de liderança continuam sendo culturalmente vistos como masculinos. Mulheres líderes são vistas como menos qualificadas e inadequadas ou presunçosas por tentarem adotar um papel masculino.

Em contrapartida, mulheres são ligadas com qualidades como bondade e compaixão. Ser assertivo ou competitivo, por sua vez, é associado aos homens. Essas qualidades masculinas são vistas com essenciais para o sucesso nas lideranças pelas pessoas.

A boa notícia é que as atitudes das pessoas em relação às mulheres no poder estão mudando. Embora elas ainda enfrentem muito preconceito, esse está cada vez mais minguante.

A relação entre as mulheres que estão no comando e a sociedade varia em cada cultura. Com dados de diferentes nações, levando em consideração a raça e a classe social, serão possíveis estudos mais detalhados no futuro.

Fonte: Hypersciense

Vamos votar nos concorrentes do Prêmio Frida - IGF 2011

WARAU está concorrendo ao prêmio FRIDA/IGF2011, categoria desenvolvimento.
O prêmio é relacionado à colaboração e o uso da Internet na América Latina.

O projeto WARAU é da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, uma universidade pública de qualidade.  Ele visa à criação de websites com acessibilidade. Vamos votar?

terça-feira, 19 de julho de 2011

7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Estão abertas até 16 de setembro as inscrições para o 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres.

A iniciativa tem como objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil.

Podem concorrer estudantes do ensino médio, graduados, especialistas, mestres e doutorandos, com redações e artigos científicos.

Escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero poderão concorrer na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”. Será premiada uma escola por região, que receberá a quantia de R$10 mil. O dinheiro deverá ser aplicado na ampliação e fortalecimento de ações promotoras da igualdade de gênero. Premiados em edições anteriores somente poderão candidatar-se novamente após três anos.

Na categoria estudante de Ensino Médio são duas possibilidades: “Etapa Nacional” e “Etapa Unidade da Federação”. Ao todo, serão 27 vencedores, um por cada estado e Distrito Federal que serão agraciados com bolsas de estudo, computadores e impressoras.

Já nas categorias: “Mestre e Estudante de Doutorado”, “Mestre, Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado” e “Estudante de Graduação” serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados para cada categoria. Ao todo, os textos vencedores receberão premiações em dinheiro no valor de R$ 23 mil, além de bolsas de estudo.

Mais informações: www.igualdadedegenero.cnpq.br

Fonte: Agência Fapesp

Abertas inscrições para ocupação de espaço na Casa do Patrimônio do Iphan em Maceió



Segue até o dia 22 de julho o prazo de inscrição para a ocupação do Espaço de Exposições Temporárias na Casa do Patrimônio de Maceió, em Alagoas. A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan em Alagoas já publicou o edital de seleção que é destinado a produções em artes plásticas,intervenção, videoarte, performance, instalação ou outras experimentações no campo das artes visuais.

A Casa do Patrimônio possui um espaço de exposição permanente – hoje ocupado pela exposição A Invenção da Terra, com parte do acervo de esculturas da artista plástica e colecionadora Tânia de Maya Pedrosa – e também o espaço de exposições temporárias que é aberto para quatro exposições ao longo do ano de 2011. O edital busca estabelecer com artistas, produtores cultuais, educadores, estudantes e membros da comunidade em geral, uma relação favorável à discussão e reflexão sobre a produção artística, o cenário cultural e a dinâmica do patrimônio cultural em Alagoas.
 
As inscrições vão até 22 de julho e devem ser feitas na sede do Iphan em Maceió – Rua Sá e Albuquerque, nº 157, Jaraguá. No período de 25 a 29 de julho serão feitas as análises e avaliações das propostas. A divulgação dos selecionados está marcada para o dia 1º de agosto e a assinatura do contrato será no dia 3 de agosto. Leia o edital para outras informações sobre o processo de seleção.
 
Veja o edital clicando aqui.

Fonte: Ascom - Iphan/AL
Related Posts with Thumbnails